quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Brasil prevê se transformar em exportador de petróleo à altura da Venezuela

08/11/2007 -

Rio de Janeiro, 8 nov (EFE).- O Governo do Brasil confirmou hoje a descoberta de uma enorme jazida de petróleo que pode transformar o país em um exportador "à altura da Venezuela ou dos países árabes" e modificou um regime de leilões de campos petrolíferos, alegando interesse nacional.

O Conselho Nacional de Política Energética modificou as condições de um leilão de 312 blocos, previsto para o final de novembro e que atrai empresas brasileiras e de 11 países.

O Governo reagiu assim ao anúncio da Petrobras, que disse ter descoberto uma enorme jazida em águas ultraprofundas, com entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo, volume igual a metade de todo o produto descoberto pelo Brasil nos últimos 50 anos, disse a ministra da Casa Civil (Secretaria), Dilma Rousseff.

O nono leilão anual é organizado pela Agência Nacional de Energia (ANP), em um novo esforço por aumentar as reservas provadas de petróleo e de gás com a participação de capitais privados nacionais e internacionais.

A jazida Tupi foi confirmada pela Petrobras a cerca de sete quilômetros de profundidade Este poderia ser apenas um de vários campos em uma extensão de 800 quilômetros de comprimento por 200 de largura no litoral dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e até Santa Catarina, no sul do país, segundo a informação.

"Se essas jazidas forem confirmadas deixaremos de ser um país médio no que se refere a petróleo, estável e conquistando sua auto-suficiência, para nos transformar em um país de proporções exportadoras e passar a outro nível no qual estão países árabes e a Venezuela", disse Rousseff.

A ministra deu uma entrevista coletiva na sede da Petrobras em companhia do ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.

Os indícios de novas jazidas apontam para a necessidade do país de pensar novamente a respeito de sua indústria petrolífera.

"Mudou a realidade", disse Rousseff ao afirmar que o tamanho da riqueza petrolífera do Brasil é considerável.

Hubner explicou que foram retirados 41 blocos do leilão porque estão próximos de áreas já exploradas pela Petrobras na campanha que identificou a nova área petrolífera localizada debaixo da chamada "camada pré-sal".

Essa é uma estrutura geológica localizada a quatro mil metros de rocha e sal debaixo do leito do mar, em um horizonte não explorado até agora e que tem "reservas muito significativas de petróleo e gás".

As reservas provadas totais de petróleo e gás da Petrobras no Brasil fecharam 2006 em 10,573 bilhões de barris equivalentes. Desse total, 9 bilhões de barris eram somente de petróleo, segundo critérios de avaliação aceitos pelos organismos de fiscalização do mercado de capitais do Brasil e dos Estados Unidos.

A decisão de excluir as 41 áreas é baseada em uma questão fundamental de interesse nacional. "Não estamos falando de proporções reduzidas, mas de algo que pode mudar a condição do país, é justo que façamos uma revisão", disse a ministra.


Fontger: Folha Uol

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/11/08/ult1767u107240.jhtm

Nenhum comentário: