A expectativa é que os acionistas minoritários não consigam ou não queiram aportar recursos para manter sua participação nos mesmos níveis que o atual. Assim, cresceria o pedaço da empresa nas mãos do governo federal.
Segundo o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o aumento de participação no capital social é "um desejo e uma meta" do governo. Isso, segundo Lobão, pelo "simbolismo" da empresa e para que o Tesouro tenha direito a uma parcela maior dos lucros da estatal na exploração do pré-sal. Ainda segundo ele, o governo poderá comprar diretamente em Bolsa (no Brasil e nos EUA) as ações que precisa para ser majoritário.
"Orgulhamo-nos dela [Petrobras], e é conveniente que a União continue tendo-a como seu ícone. E, já que perdemos tanto das ações preferenciais, o razoável é que o governo possa ampliar o seu estoque de ações ordinárias, com direito a voto, e preferenciais, com direito a rendimentos", afirmou.
- Fundo de pensão pode ficar de fora de capitalização da Petrobras
- Lula vai manter urgência nos projetos do pré-sal, diz Mercadante
- Governo não teme "guerra federativa" pelo pré-sal, diz Lobão
Leia mais notícias de economia em Dinheiro
- STJ destrava licenciamento de mina da Anglo Ferrous em Minas
- Governo processa sindicatos de autoescolas por suspeita de cartel
- Brasil prepara lista de produtos para retaliar os EUA.Leia o que já foi publicado sobre o pré-sal<
J. R. (731)Os Demo-Psdbstas não se conformam em ficar longe dos ativos da Petrobras!!! Assim vão aprontar mil e uma para chegar lá. Mas é como pato na lagoa, para levantar vôo antes do tiro é complicado ...
fabio siqueira ferreira (163) 02/09/2009 17h02
Não é de agora que a Petrobras vem desenvolvendo tecnologia. Pré sal já existe, também, há muito tempo e coube ao governo atual a sorte da consolidação acontecer neste momento. Outra coisa, cuidado porque pode haver muita frustração com os resultados da exploração, embora nós brasileiros torceremos pelo sucesso.
.
Lembrem-se todos que a Petrobras deve respeito e resposta aos seus acionistas, até mesmo aos minoritários. Assim, o ufanista deveria pensar para não escrever baboseira.
Prezado Nabor. Calma, não se entusiasme com estes resultados do pré-sal. Todo mundo do ramo, incluindo naturalmente a propria Petrobras, sabia a muito tempo da existencia destes campos (alem de inúmeras bacias na região amazonica) e vem desenvolvendo tecnologia a dezenas de anos pra conseguir acessar tais reservas. O atual presidente só tem a sorte de estar colhendo frutos cultivados por todos os outros mandatários, (inclusive os militares hoje perseguidos pelos "camaradas" que o cercam) e atribui somente a si estes resultados. Isto é politica. Faz-se comprimento com o chapéu alheio; da-se esmola com o dinheiro alheio; mete-se a mão no bolso alheio e o distribui a seus correligionarios. Isto ocorre com quase todos os políticos e em todos os tempos.
Lula faz o mesmo com o Bolsa Familia, fundindo os diversos beneficios concedidos em governos anteriores e, sempre com apoio integral (eu disse INTEGRAL) da população, tem reduzindo os niveis de fome da população mais carente, mas não faz nenhuma justiça a Eduardo Suplicy, outros tantos de todos os partidos políticos da república.
Caso o Sr. seja um defensor intransigente da estatização devo lembra-lo que o Brasil só conseguiu estar nesta situação porque deixou de bancar empresas, até então totalmente ineficientes e cabide de empregos políticos, e passou a arrecadar impostos (veja quando pagam as empresas de aço, eletricidade e telefonia) e se colocar como exportador de produtos acabados. Abra os olhos Sr. Nabor...Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário