quinta-feira, 17 de abril de 2008

Petróleo é guerra (Sebastião Nery)

Lucio Bittencourt, deputado federal (50 a 54) do PTB de Minas, senador eleito em 54, candidato a governador em 55 (morreu na campanha, em desastre aéreo, a caminho da Pedra Azul), querido professor de Direito Penal da nossa Faculdade de Direito, era um bravo nacionalista.

Quando os estudantes levaram para as ruas, em 1953, a campanha do "O petróleo é nosso", convocamos um comício para a praça da estação e convidamos todos os parlamentares. A polícia proibiu, alegando que era organizado pelos comunistas. E era. Mas não só. Nenhum deputado federal apareceu. Apenas alguns estaduais e dirigentes de organizações populares, sindicais e estudantis, na praça cheia, cercada pela policia. E lá na frente, servindo de palanque, um caminhão sem as laterais e um microfone de pé.

De repente, chega o deputado e já candidato a senador Lucio Bittencourt, elegante, valente, alto, magro, terno claro, bigodinho preto, e vai direto para o caminhão-palanque. Fomos juntos. A polícia não teve coragem de barrá-lo. Alguns de nós, deputados estaduais, líderes sindicais e estudantis, falamos. Ele pegou o microfone e começou:

- Ontem, chegando a Minas, li nos jornais que a polícia havia proibido este comício. Liguei para o governador Juscelino, ele me disse que eram ordens do Rio.

onfesso que tive dúvidas de vir. Mas, à noite, dormindo, ouvi o povo, reunido nesta mesma praça, me dizendo:

- Vai, Lucio, vai! Vai, Lucio, vai!

E Lucio foi. Deu dois passos à frente e caiu lá embaixo do caminhão. Ainda tentei segurá-lo pela ponta do paletó. Não adiantou. Desabou. Acabou o comício. No dia seguinte, no palácio, Juscelino dava gargalhadas:

- Eu bem disse a ele: "Não vai, Lucio, não vai!" E ele foi.
Marco Pólo

No mundo inteiro, petróleo sempre foi guerra. No Brasil também. "O Antigo Testamento já falava dele. Os árabes o usavam em suas guerras. Marco Pólo, o navegador veneziano, encontrou em 1271, na antiga Pérsia, hoje Irã, o petróleo de Baku, no Azerbaijão, nas margens do mar Cáspio, sendo produzido em escala comercial, para os padrões da época".

A partir de 1852, com o querosene do canadense Abraham Gesner, vêm a gasolina e a nafta. E em 1859, Edwin Drake, o coronel Drake, fura o primeiro poço de petróleo (21 metros), na Pensilvânia. Cinco anos depois, em 1864, já havia 543 empesas explorando petróleo nos Estados Unidos.

Em 1870, aparecem os Rockfeller, o motor de combustão, o automóvel. Em 1883, os Estados Unidos produziam 2/3 do petróleo do mundo. Mas no final do século 19, a Rússia passa a ser a maior produtora.
Lobato

Os países produtores do Oriente Médio eram roubados. E a guerra do petróleo começou. A Irak Petroleum Company, em 1926, foi repartida entre a Inglaterra (52,5%), a França (21,25%) e os Estados Unidos (21,25%). O Iraque tinha 5%. E o grande canalha foi o Sadam Hussein?

A Argentina criou sua estatal de petróleo em 1922. O México, em 1938. No Brasil, em 1931, o herói do petróleo, Monteiro Lobato, fundou a Companhia Petróleos do Brasil e começou a perfurar um poço em Piracicaba. Mas logo o Departamento Nacional de Produção Mineral publicou um estudo "provando" "a inexistência de petróleo em São Paulo".

Lobato lançou livro ("O escândalo do petróleo") acusando o DNPM de "defender interesses estrangeiros". Denunciou o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), mandou carta a Getulio Vargas, foi preso em 1941.
Juracy

Em janeiro de 39, os baianos Manoel Inácio Bastos e Oscar Cordeiro perfuraram em Lobato, no Recôncavo da Bahia, o primeiro poço a jorrar petróleo no Brasil. E quem atestou foi o professor de Geologia da Escola Politécnica, Joaquim Souza Carneiro, pai do ex-senador Nelson Carneiro.

Criada a Petrobrás em 53, o primeiro presidente, Juracy Magalhães, contratou, para chefiar o departamento de Exploração, o geólogo americano Walter Link, que vinha da Standard Oil. Dirigiu a exploração da Petrobrás até 61. A recomendação mais enfática do "Relatório Link" era no sentido de que a Petrobrás, "se quisesse achar petróleo, deveria buscar no exterior".

Link saiu, foi substituído pelos engenheiros brasileiros Pedro de Moura, depois Carlos Walter Campos. E o petróleo começou a aparecer.
Haroldo

Toda essa epopéia está relembrada em um livro atualíssimo, "Petróleo no Brasil - A situação, o modelo e a política atual", lançado dias atrás em Salvador pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, baiano de Caitité, líder estudantil que ajudou Betinho, Aldo Arantes, José Serra e outros a fundarem a AP (Ação Popular) de 1960 a 64, engenheiro pela Universidade Federal da Bahia, preso e torturadíssimo de 76 a 79 e, depois da anistia, dirigente e deputado federal pelo PC do B.

Os serviçais de sempre das empresas internacionais de petróleo criaram em escândalo porque ele disse que "pode surgir na bacia de Santos novo campo, o Carioca, de 33 bilhões de barris". Já estava lá na pág. 151:

"As novas descobertas alteraram muito o quadro brasileiro no setor petrolífero. O Brasil alcançará a posição 20ª, se as reservas de Tupy se confirmarem em 5 bilhões de barris. Chegará à 17ª posição se a expectativa de 8 bilhões for confirmada. Poderá ficar entre a 8ª e 10ª posição caso se confirmem as hipóteses de novos reservatórios (sic) na extensão do pré-sal".

Eis aí. As reservas do megacampo Carioca já estavam lá no livro.

Fonte: Tribuna da Imprensa

14 comentários:

Esther Lucio Bittencourt disse...

são estas "brincadeirinhas"desconstrutivas de sebastião nery que impulsionam sua carreira como jornalista e escritor. ele pode até ter estado presente aos fatos narrados mas parece que fez do sério deputado e senador lucio bittencourt uma fonte de gozação. passa-me a impressão de viverem ele e juscelino kubitschek numa verdadeira maratona de piadas sobre a vida alheia. ele não lembra que a petrobrás foi criada a partir da aprovação da emenda lucio bittencourt no congresso. e de outras tantos trabalhos realizados para nossa pátria pelo político em pauta. lemento que para ganhar a vida sebatião nery precise gozar com a vida alheia.

Paula Nikitin disse...

eu possuo algumas ações da "Companhia Petrolífera COPEBA S. A." que, segundo pesquisas foi uma das companhias abertas por Monteiro Lobato para exploração de petroleo no Brasil. Elas valem alguma coisa paara alguém?
paula duran

Angelica Armentano disse...

Paula eu tb tenho aç~pes da Cia Petro;ifera COPEBA S.A., vc tem alguma informação?
obrigada,
angelica armentano

nanda disse...

Eu estava verificando alguns documentos do meu pai e encontrei
acões daCia Petrolífera Copeba SA
Alguém sabe me informar se elas
possuem algum valor,ou onde eu posso saber disto?

Plante Arte - Fábio Cagno disse...

Como o Paulo, Angelica e Nanda, eu achei uma cautela da Cia Petrolifera COPEBA e fuçando na internet, parece que é um rolo danado, muita gatunagem. Vamos aprofundar um pouco mais para ver o que vai dar.
Fabio Cagno

Jahyr Ferreira do Amaral disse...

Meu pai também me falou ha 40 anos atraz ter adquirido estas ações da COPEBA.

Só que não me mostrou estas ações ou suas cautelas. Ou um contrato ou recibo que testificasse isso.

Há algum arquivo onde seja possível perquisar alguma coisa?

E é boa a pergunta: Valem alguma coisa?

Meu pai me disse por aquela época que a COPEBA havia sido incorporada pela Petrobrás.

Preciso de mais informação.

Meu e-mail é ambotezai@yahoo.com.br

Agradeço quem puder me informar de alguma coisa.

Obrigado!

Unknown disse...

Tenho ações petrolíferas de 1937 da empresa RIO CLARO PETRÓLEO S/A, gostaria de saber onde foi incorporada.

Antonio Carlos disse...

Também tenho ações da COPEBA, alguém tem alguma informação sobre essa Companhia.
acarlosl@yahoo.com.br
No aguardo
Antonio Carlos

Unknown disse...

Tambem tenho ações da CIA COPEBA de 1940..

Sylvio disse...

Parece que nossos avós caíram no conto do vigário. Achei dois títulos de açoes nominais, de 1939. Vou pesquisar mais...

Sylvio disse...

Achei isso na Wikipedia, sobre a Petrobrás:
1939: Descoberto petróleo no subúrbio de Lobato, em Salvador (Bahia), região que viria a ser a primeira grande reserva nacional do Brasil.
COPEBA é Cia. Petrolífera da Bahia

paizinho disse...

EU ACHEI ALGUMAS ACOES DESSA TAL EMPRESA SERA QUE VALE ALGUMA COISA HOJE

paizinho disse...

se alguem descobrir alguma coisa sobre a copeba entre en contato um com os outros por favor

Unknown disse...

Remexendo nos arquivos de meu avô achei 40 ações da Copeba S/A.
Alguem ja encontrou quanto vale cada ação dessas de hoje. As de meu avô datam de 1940.